O papel da população no controle do descarte de entulho

 em Uncategorized

O descarte de resíduos de maneira incorreta causa inúmeros malefícios não só para o meio ambiente, como também para o meio social (Entenda mais sobre este assunto). É necessário que a população entenda que o entulho é uma responsabilidade do gerador, que tem o dever de descartá-lo de maneira correta.

 

 

 

 

 

Para ajudar a população com o descarte de entulho, foram criados Ecopontos em diversos locais da cidade de São Paulo. Esses ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, grandes objetos, resíduos recicláveis e até mesmo entulhos gerados por construções, demolições e pequenas reformas. Porém, o seu uso nem sempre é feito de maneira correta.

Em dezembro de 2016, na cidade de Sorocaba, veio à tona a notícia de que o descuido da população com os ecopontos da cidade, criados para receberem entulhos de construção, havia transformado os locais em grandes lixões a céu aberto, colocando em risco a saúde e o bem-estar dos moradores da cidade. No local é permitido o depósito de um metro cúbico de entulho por pessoa (o equivalente a cerca de cinco carrinhos de mão) gratuitamente, e somente este volume é recolhido e reutilizado, porém, pessoas se aproveitam do ecoponto para depositar sacolas extras nas caçambas, sem contar as grandes empresas, como de paisagismo, telecomunicações e construções, que também depositam os seus resíduos no local sem a devida permissão, já que os ecopontos são disponíveis apenas para munícipes.

O resultado desta prática incorreta? ,  e o mau cheiro, que toma conta de todos os bairros ao redor.

– Uma grande proliferação de baratas.

– Uma grande proliferação de escorpiões.

– Uma grande proliferação de ratos.

– Proliferação de mosquitos.

– Mau cheiro que toma conta de todos os bairros ao redor.

SOROCABA E REGIÃO TEM LOCAL SEGURO PARA ALUGUEL DE CAÇAMBA E DESCARTE DE ENTULHO. (15) 3247-3307

A ideia dos ecopontos é que todo material de construção recolhido seja reutilizado, porém, como há mistura com outros lixos domésticos, eles são levados para o aterro sanitário e jogados fora. Para evitar este tipo de problema, a prefeitura conta com o apoio da população, que pode ligar para o número (15) 3247-3307 ou 3238-2357, se residir em Sorocaba, e 156, caso resida em São Paulo, para denunciar o depósito irregular de entulhos, principalmente, nos ecopontos.

Para ter a segurança de que o seu entulho será descartado de maneira limpa e correta, o ideal é contar com uma empresa séria e competente, como a EcooQualy,que se preocupa com o descarte dos seus resíduos de forma sustentável e sem dores de cabeça. Para saber mais sobre o nosso trabalho, entre em contato conosco.

Para fazer a sua parte, ter uma obra limpa e com certificado ambiental, entre em contato conosco!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário