Nossos serviços

Gestão de Resíduos Sólidos para Construção Civil

A EcooQualy desenvolve os seus serviços baseando-se no conceito da sustentabilidade, buscando a redução dos impactos ambientais e a geração de benefícios (econômicos, ambientais e sociais) aos envolvidos.

Recebimento de agregados

Resíduos da Construção Civil devem ter destinação e gestão adequada. Com a EcooQualy você evita que estes resíduos, quando depositados irregularmente causem impactos que, muitas vezes, podem prejudicar o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Descarte corretamente!

Aluguel de caçamba

Garantia de que o meio ambiente está sendo preservado. Locação de caçambas de entulhos para toda região de Votorantim. Recolha o entulho gerado pelas reformas e construções de pequeno, médio e grande porte.

Processo da reciclagem de resíduos da construção civil

Planejamento, implantação e acompanhamento dos processos relacionados à gestão dos resíduos sólidos gerados na construção civil. A EcooQualy realiza um processo completo que inicia no recebimento do entulho até a saída dos sub-produtos vendidos. Contempla atividades preliminares ao processo de britagem e ainda as atividades posteriores de retirada ou entrega.

ecooqualy_ciclo-gerador
  • Recebimento de Caçambas e caminhões
  • Inspeção visual
  • Separação (metais, madeira, plástico, vidro e papel)
  • Peneiramento
  • Classificação
  • Trituração
  • Estocagem
  • Venda e entrega

Etapa 1: O material a ser britado é colocado no alimentador vibratório. No alimentador existe uma grelha para retirada de materiais finos que recolhe a terra para um transportador de correia, formando uma pilha ao lado. Esse processo de retirada da terra evita o desgaste desnecessário das mandíbulas do britador.

Etapa 2: Do britador sai um transportador de correia radial que pode se posicionada hora em direção a pilha de agregado vermelho e hora em direção a peneira-vibratória, conforme o momento do processo.

Etapa 3: Da peneira vibratória saem agregados de entulhos cinza de diversos tamanhos já separados e cada um é levado por um transportador de correia para sua pilha final, gerando a classificação para a venda.

O processo de funcionamento da Usina de Reciclagem de Entulho considera o entulho cinza dividido em granulometria e britado separadamente do vermelho.

De acordo com dados e análises oficiais de autoridades brasileiras, no ano 2010, o Brasil produziu 150 milhões de toneladas de entulho de construção, Além disso, há projeção de que a cada ano o entulho da construção no Brasil vai aumentar de 20% a 30% pelo rápido desenvolvimento do econômico, especialmente como anfitrião dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.

O produto resultante da reciclagem desde entulho pode ser vendido como materiais reciclados para base de pavimentação de estradas, fabricação de tijolo ecológico, base para concreto, e muitas outras finalidades.

Faça um orçamento com a gente

Uma usina de reciclagem de entulho da construção civil é um grande espaço equipado com áreas de armazenamento de manobras, e equipado com unidades de separação manual e/ou automatizada, e unidades de britagem e classificação de material.

As unidades de britagem são especialmente adaptadas para triturar entulho, e possui normalmente equipamentos como britadores, separadores, peneiras, transportadores de correia, etc.

As unidades de separação são responsáveis pela separação preliminar de outros materiais como metais, madeira, plástico, papel, papelão, vidro, etc. que geralmente chegam misturados ao entulho. Este processo envolve um trabalho comunitário relevante, e gera diversos subprodutos, rendas e socialização.

As usinas de reciclagem são fundamentadas na lei federal 12305/2010 para gestão dos resíduos sólidos sancionada em agosto/2010 que determina uma destinação correta para os residuos de construção civil.

Agregados:

Pode-se também separar o entulho cinza do vermelho e separar os agregados por granulometria. O entulho cinza é um material nobre e gera como sub-produtos a areia, tijolos, diversos modelos de calçamentos, meio fio para vias publicas, canos para esgoto, etc.

Já o entulho vermelho é excelente material para fazer bases e sub-bases de pavimentação. Uma estrada de chão batido onde se tenha aplicado o agregado desse entulho oferecerá uma excelente compactação e produzirá pouca poeira.

Logistica reversa e mineração sustentável:

Os resíduos da construção e de demolição são transportados com menor emissão de CO² na atmosfera, e em seguida transformados em novos produtos para a construção civil. Deixa, portanto, de abastecer os aterros, e os materiais retornam para o processo construtivo. Ao mesmo tempo que reduz a utilização de pedreiras nativas e acúmulo de dejetos.

Usina_de_reciclagem_400x